Anais

Título: SOLUÇÕES EDUCACIONAIS FOCADAS NA SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA CIRCULAR E POTENCIAL PARA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO A EDUCAÇÃO

Proponente(s): Sehnem, S.

Aluno(s): Martins, P. C. N.
Sampedro, S. I.
Moreno, I. B.

Área: Educação e Licenciaturas

Resumo:

O estudo analisa as ferramentas digitais usadas pelas edtechs que atuam no contexto brasileiro e que servem para o ensino da sustentabilidade e da economia circular. Foram mapeadas 1761 startups em uma base de dados do segmento no Brasil. Dessas, 260 são edtechs. Foi efetuado análise de dados secundários e acesso a redes sociais de todas elas. Resultados preliminares sinalizam que as edtechs oferecem soluções que podem ser estratificadas em Capacitação, treinamento e assessorias (oferta de cursos de diferentes abordagens), Soluções tecnológicas (softwares e apps), Análise financeira (consultoria e assessoria), Inclusão Digital (acesso a pessoas com Deficiência), Organização (agenda escolar digital), Sustentabilidade (democratização do acesso), jogos digitais e de tabuleiro, plataformas digitais (moodle, canvas, blackboard), recursos multimídia (vídeos animações e infográficos), simulações virtuais (laboratórios virtuais e ambientes de aprendizado 3D), plataformas de colaboração (google worskpace, teams  ou slack) e plataformas de aprendizado personalizado (adaptam o conteúdo às necessidades individuais do aluno). A principal contribuição do estudo é a estratificação de soluções educacionais, ampla variedade de ferramentas, mapeamento de soluções educacionais focadas na sustentabilidade e economia circular e potencial para democratização do acesso à educação.

Resumo Expandido: