Título: EDUCAÇÃO EM SAÚDE E PREVENÇÃO DE PARASITOSES: PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Proponente(s): Oliveira, J. R.
Aluno(s):
Anjos, C. O.
Oliveira, E. P.
Silva, I. D. A.
Botelho, M. F. A.
Área: Ciências Biológicas e da Saúde
Resumo:
Este estudo apresenta uma proposta para reconhecer lacunas no conhecimento e nas práticas preventivas associadas a parasitoses entre estudantes do ensino fundamental da rede pública de ensino, sugerindo estratégias pedagógicas para futuras intervenções educativas. O foco deste trabalho recai sobre parasitologia, incluindo os parasitos Entamoeba histolytica (ameba), Giardia lamblia (giárdia), Ascaris lumbricoides (lombriga), Trichuris trichiura (tricuro), Enterobius vermicularis (oxiúro), Ancylostoma duodenale e Necator americanus (ancilostomídeos), Schistosoma mansoni (esquistossomo), Taenia solium e Taenia saginata (tênias). A metodologia ativa de trabalho desenvolvida é recomendada para etudantes do Ensino Fundamental com idades variando entre 9 e 12 anos, por ser um público mais vulnerável a essas enfermidades. As intervenções pedagógicas incluem aulas interativas, teatro de fantoches e exibições sobre higiene, para minimizar essas lacunas. Este estudo atua como um referencial teórico para a aplicação prática, recomendando a utilização de metodologia ativa de ensino e avaliações para checar a eficácia das intervenções.