Anais

Título: III Simpósio de Pesquisa do Ecossistema Ânima 2024

Proponente(s): Figueiredo, D. R.

Aluno(s): Knoll, T. P.
Luiz, M. O. V.
Konrad, N. T.
Ikeda, A. K. C.
Pertile, M. E. S.
Sales, M. I.
Almeida, G. N.
Zulianello, G. R.
Raimundo, C.
Simon, A. G.
Neto, H. P. S.

Área: Medicina

Resumo:

O desenvolvimento neuropsicomotor na primeira infância influencia diretamente a saúde e o bem-estar ao longo da vida. O objetivo foi testar a validade, segundo equivalência das respostas, de kit educativo de avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor, para crianças de zero a dois anos na atenção primária à saúde do município da Palhoça-SC. Foram incluídas crianças de zero a dois anos. O kit educativo construído segundo os marcos de desenvolvimento infantil foi aplicado pelos profissionais de saúde da UBS durante consulta mensal rotineira de puericultura ou mutirão. Análise de equivalência de cada item do kit foi realizada. Considerando as faixas etárias analisadas observou-se que a maioria dos brinquedos foram equivalentes em termos de validade, para as faixas etárias até 6 meses, a bolinha, tampa azul e boneco tiveram as piores equivalências. O kit educativo mostrou equivalente para uso segundo a avaliação dos profissionais de saúde das Unidades de saúde participantes.

Resumo Expandido: