Anais

Título: A EDUCAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA DA DOR MELHORA O CONHECIMENTO, AS CRENÇAS E AS ATITUDES DA DOR EM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA?

Proponente(s): Zocatelli, K. R. B.

Aluno(s): Santos, L. S.
Michels, A. M.
Carvalho, T. V. S.
Inacio, J. L.

Área: Ciências Biológicas e da Saúde

Resumo:

A dor crônica é um problema global que afeta tanto os indivíduos quanto a sociedade de forma mais ampla. As intervenções de Educação em Neurociência da Dor consistem em objetivos de aprendizagem que visam desafiar crenças pré-existentes em torno de uma explicação biomédica e que introduz a dor como um fenômeno biopsicossocial como um papel adaptativo e protetor. A fisioterapia, ao adotar uma abordagem biopsicossocial, desempenha um papel importante no apoio aos pacientes no manejo da dor musculoesquelética. OBJETIVOS: Investigar o nível de conhecimento da neurociência da dor em estudantes de graduação em fisioterapia. METODOS: Trata-se de um estudo de métodos mistos, realizado em estudantes de graduação de fisioterapia do Grupo Anima. RESULTADOS: Desfechos quantitativos: Questionário Revisado de Neurofisiologia da Dor e Questionário de Atitudes Sobre Dor nas Costas serão avaliados através de questionários validados antes e depois da intervenção do Programa de END. Dados qualitativos serão obtidos através de entrevistas individuais realizada antes e depois do programa de END, com foco na compreensão sobre o conceito de dor e conhecimento sobre causas da dor e crenças e atitudes sobre fatores que interferem na dor.

Resumo Expandido: