Anais

Título: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NA GRADUAÇÃO: OS DESAFIOS SOB A ÓTICA DO APRENDER

Proponente(s): Souza, V. M.

Aluno(s): Nunes, A. V.

Área: Ciências Biológicas e da Saúde

Resumo:

No contexto da saúde, o ensino da matemática se torna essencial para o desenvolvimento de habilidades fundamentais das áreas relacionadas, pois promove o raciocínio científico, crítico, reflexivo e clínico entre os profissionais. Este aspecto destaca a importância da matemática para a formação dos profissionais da saúde, pois ela desempenha um papel crucial na prática clínica e na tomada de decisões baseadas em evidências. Assim, neste estudo, foram selecionados 97 estudantes de graduação em saúde pertencentes à rede de instituições do ecossistema ânima para participar de uma pesquisa a qual mostrou que a maioria dos estudantes enfrentam desafios com a matemática na graduação, como o estigma social relacionado à crença da matemática como algo difícil, raciocínio lógico preciso, lembrar matemática básica, e dificuldades com cálculo mental. Além disso, foi identificado também que a falta de engajamento no ensino fundamental básico está diretamente relacionada ao nível da habilidade de raciocínio lógico na fase adulta que pode ser insuficiente ou pleno. Como estratégias para superar esses desafios, atitudes como resolução de exercícios de fixação e vídeo aulas foram bastante citadas pelos estudantes. Ao final do estudo, a pesquisa mostrou que a maior parte dos estudantes avaliaram a matemática como muito importante para a graduação e destacou ainda a internet como um fator que pode contribuir positivamente na melhora do nível de habilidade de raciocínio lógico nos estudantes futuramente.



Resumo Expandido: