Anais

Título: JOGO EDUCACIONAL E ATIVIDADE ARTÍSTICA NO APRENDIZADO DE HISTOLOGIA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA

Proponente(s): Palanch, A. C.

Aluno(s): Miano, G. A. D.
Antunes, L. E.
Penha, R. S. J.

Área: Medicina

Resumo:

As metodologias ativas de ensino têm como objetivo centralizar o estudante no processo de aprendizagem, incentivando autonomia, pensamento crítico e competências práticas. Estratégias como gamificação e interação com artes destacam-se na educação em saúde, especialmente no ensino de conteúdos complexos, como histopatologia, por integrarem lógica e aspectos holísticos do ser humano. Este projeto propôs desenvolver, validar e avaliar a percepção de estudantes de medicina sobre o uso de um jogo e um ateliê artístico no ensino de Histologia Humana. As atividades promoveram aprendizado significativo, diversão e identificação de dificuldades, favorecendo sua superação. Resultados demonstraram que mais de 90% dos participantes avaliaram as ferramentas positivamente, ressaltando benefícios para a prática acadêmica. Conclui-se que essas abordagens pedagógicas dinamizaram o processo educativo e contribuíram para uma formação mais eficaz e engajadora, ao integrar métodos interativos e criativos no ensino de conteúdos fundamentais para a formação médica. 


Resumo Expandido: