Título: Aplicação de um jogo educacional para o aprendizado de Imunologia Humana: percepção de estudantes universitários de medicina
Proponente(s): Simioni, P. U.
Aluno(s):
Lara, C. R.
Ferreira, A. M.
Correia, I. F.
Marques, C. V. Q.
Sousa, S. N. R.
Abreu, S. E. A. S.
Santos, L. F.
Lulia, M. L. A.
Área: Medicina
Resumo:
As metodologias ativas de ensino colocam o estudante no centro do processo ensino-aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de competências como senso crítico, autonomia e a capacidade de aplicar o conhecimento na prática profissional. Dentre essas metodologias, a gamificação se destaca como uma estratégia eficaz, especialmente no ensino de disciplinas complexas como a imunologia, ao proporcionar uma visão holística e raciocínio integrado. Este estudo tem como objetivo principal avaliar a percepção de estudantes de medicina em relação ao uso de jogos educacionais no ensino de Imunologia Humana. Foram elaborados dois jogos, validados e aplicados a alunos de medicina, com análises baseadas em questionários sobre desempenho e percepção. A proposta inclui atividades interativas com estímulo ao raciocínio crítico, uso de conceitos fisiopatológicos e integração teórico-prática.