Título: PERCEPÇÃO SOBRE A HETERONORMATIVIDADE E A SUA INFLUÊNCIA EM ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS
Proponente(s): Andrade, A. K.
Aluno(s):
Gomes, A. L. B.
Brito, H. A. G.
Fortunato, R. F.
Área: Ciências Biológicas e da Saúde
Resumo:
O estudo objetivou investigar a reprodução da heteronormatividade entre adolescentes de diferentes contextos socioeconômicos, compreendendo como essa noção impacta seu desenvolvimento e tomada de decisões. Foram entrevistados 12 alunos de 14 a 18 anos em escolas públicas e privadas, em uma cidade no interior de Minas Gerais. Aplicou-se a análise de discurso materialista de Pêcheux, explorando questões socioculturais e a imposição de normas de gênero e sexualidade. Percebeu-se que, embora poucos discentes conheçam o termo heteronormatividade, todos eles, especialmente um aluno trans, demonstraram compreender seus impactos.Constatou-se que as escolas, como subsistemas da sociedade, perpetuam normas excludentes, limitando a expressão identitária e contribuindo para a LGBTfobia. O estudo sugere que os adolescentes estão conscientes da necessidade de quebrar a heteronormatividade para permitir a autenticidade dos sujeitos. Assim, conclui-se que a heteronormatividade influencia diretamente a vida dos adolescentes, restringindo suas formas de ser-no-mundo e, também, reforça comportamentos preconceituosos