Anais

Título: Estratégias na formação da imagem de candidatos ao Governo do Estado de Santa Catarina no pleito de 2022 em rede social: imaginário, marketing digital e política

Proponente(s): Moraes, H. J. P.

Aluno(s): Eduarda Kelleter Borges Inhaia
Darliane Fontana da Silva

Área: Ciências Humanas

Programa: PROCIENCIA

Resumo: Através da análise das relações entre movimentos do cotidiano e os perfis e imagens midiatizadas dos candidatos, intentamos colaborar para os estudos do imaginário, especialmente os voltados para as práticas tecnológicas, marketing digital, bem como contribuir para o conhecimento da for- mação comunicacional e jornalística e, ainda, de uma sociologia do imaginário em relação aos processos políticos. As mudanças contextuais na formação de profissionais, especialmente aquelas ligadas à tecnologia, exigem que os formadores estejam preparados especialmente para a complexificação antropológica e sociológica das manifestações culturais e seus simbolismos. Pelo exercício desta pesquisa, queremos analisar as imagens de candidatos que estruturam o imaginário coletiva via redes sociais, como tecnologia do imaginário. Ainda, pelo cruzamento das categorias teóricas que nos amparam, poderemos identificar estas aos Regimes de Imagem (DURAND, 2002) e verificar quais imagens e símbolos estruturam o imaginário e permitem o reforço das práticas eleitorais e produção de sentido.

Resumo Expandido: