Anais

Título: Inteligência Cultural: aplicação de uma escala de medição nos estudantes de graduação da UNISUL

Proponente(s): ROECKER, R.

Aluno(s): NICOLY AMANDA FELIPE
BEATRIZ RODRIGUES SANTANA (participa de outro projeto)
HELISA TAMIRES DA SILVA PEDROSO
NAYARA PRIM (participa de outro projeto)
Julya Jorge da Silva
Jammyle Mello Corrêa
Beatriz Angulski Azevedo
DANYELLE CORREA PAZ
WILLIAN JOHNSON BARROS STEINER
THAISA EDUARDA GAMLA
GABRIELA EDUARDA ESCOPEL
Gisele pereira kommohl
MARRARA FAGUNDES MARKEVIS
JOANA SILVA PINTO
Kauane Salça Queiroz
Allanys Mendes da Costa
GABRIELLY DA SILVA ALBINO
TAMARA KLEIN FAJARDO DONATO
VANESSA HORR

Área: Ciências Sociais Aplicadas

Programa: ART170

Resumo: Nessa etapa da pesquisa, foi realizado levantamento bibliográfico, que objetivou uma maior familiaridade dos estudantes com a temática, além de colocá-los em contato com as bases de dados e com a dinâmica de pesquisa. Em relação à temática abordada, desafio para um estrangeiro é que, em uma nova cultura, a maior parte dos seus costumes e comportamentos familiares não estarão presentes, portanto, ele precisa realizar uma interpretação inteiramente diferente daquela que lhe era conhecida. Uma pessoa capaz de gerar novas e apropriadas atitudes para esta experiência, possui altos níveis de Inteligência Cultural (EARLEY & ANG, 2003). A Inteligência Cultural é a capacidade de atuação de maneira eficaz em diversos contextos culturais e funciona como um instrumento que conduz ao bom desenvolvimento das relações (SANTOS, 2018). O objetivo geral é levantar, junto à literatura, conceitos referentes a Inteligência Cultural, como sua definição, sua evolução e os resultados na aplicação com estudantes.

Resumo Expandido: