Título: HOSPITALIDADE E VAREJO: uma avaliação da hospitalidade e do desempenho socioeconômico no setor varejista
Proponente(s): Marques, R. B.
Aluno(s):
Silva, R. E. S.
Margutti, A. N.
Siqueira, C. B.
Lima, M. E. T.
Lima, L. C. S.
Área: Hospitalidade
Resumo:
A hospitalidade é crucial para o desenvolvimento e o desempenho das empresas varejistas e das comunidades em que atuam. A hospitalidade no varejo não apenas influencia a experiência do cliente e a competitividade das empresas, mas também pode impactar diretamente a economia local, a empregabilidade, o desenvolvimento da comunidade e a atração de investimentos e turismo. Empresas varejistas que priorizam a hospitalidade tendem a criar laços mais fortes com sua clientela, contribuindo para uma maior satisfação do cliente, fidelização e consequente impulso nos indicadores de desempenho socioeconômico. Desta forma, a pesquisa se propõe a investigar a presença dos elementos constitutivos de uma relação hospitaleira entre o anfitrião e os clientes na construção dos indicadores socioeconômicos micro e macroeconômicos. Considerando a hospitalidade como uma relação social, a satisfação dos clientes registrada em depoimentos contendo experiências memoráveis e o desempenho econômico e financeiro das empresas aproximam os indicadores sociais e econômicos. A questão de pesquisa orientadora é: Qual é a relação entre hospitalidade, por meio de inovações tecnológicas em plataformas digitais de redes sociais, e o desempenho socioeconômico das empresas? É um estudo de caso único da Associação Brasileira do Comércio de Artigos para Festa e Correlatos (ASBRAFE). Os dados serão coletados por meio de fontes distintas como, por exemplo, documentos, registros em arquivos digitais/impressos e entrevista. Após a coleta de dados, as evidências serão analisadas estabelecendo conexões explícitas entre os questionamentos iniciais, os dados coletados e os resultados esperados.