Título: A escolarização na Fundação CASA: dificuldades do processo educativo e as percepções de internos e educadores
Proponente(s): Souza, J. R. T. L.
Aluno(s):
Dias, G. A. B.
Pereira, M. E. O. S.
Queiroz, S. M.
Área: Educação e Licenciaturas
Resumo:
A educação no Brasil é vista como chave para a inserção social, cultural e econômica, além de proteger crianças e adolescentes de atividades ilícitas. Jovens em conflito com a lei são encaminhados a medidas socioeducativas, como as de internação, onde recebem atendimento escolar adaptado. Em São Paulo, a Fundação CASA é responsável por essas medidas. Este estudo qualitativo analisou práticas educativas na instituição, com base em revisão narrativa de literatura sobre estudos que realizaram entrevistas com jovens internos e educadores. Os resultados mostram que a escolarização, apesar de oferecer acolhimento, enfrenta limitações em construir projetos de vida sólidos para os jovens pós-internação. Além disso, são comuns relatos de violência institucional. As trajetórias desses jovens refletem exclusões sociais e educacionais, levando ao ato infracional. O estudo reforça a necessidade de políticas públicas que acompanhem os jovens após a internação e previnam desigualdades, promovendo oportunidades que evitem atos infracionais.