Anais

Título: O LETRAMENTO DIGITAL DISCENTE: (IN)ADERÊNCIAS AO DIGITAL COMPETENCE FRAMEWORK

Proponente(s): Schuhmacher, V. R. N.

Aluno(s): Schuhmacher, B. N.
Claudino, T. S.
Turibio, D. C.
Junior, L. B. Á.

Área: Educação e Licenciaturas

Resumo:

Esta pesquisa visa explorar o conceito de letramento digital na percepção discente a partir do Digital Competence Framework (DigComp). O DigComp trabalha o nível de proficiência no uso da tecnologia digital da informação e comunicação (TDIC) de acordo com seu desafio cognitivo, a complexidade das tarefas, no manuseio e sua autonomia na execução. As competências são definidas aqui como uma combinação de conhecimentos, aptidões e atitudes adequadas ao contexto. A investigação apresenta uma abordagem qualitativa em que o objetivo proposto é investigar e analisar o letramento digital discente na Educação Superior, considerando a proposta formulada pelo DigComp. O instrumento utilizado foi o questionário encaminhado para estudantes universitários da Universidade do Sul de Santa Catarina. A análise dos dados apresenta percentuais acima de 50% com aderência às três áreas do framework apresentadas, 81% apontam ter conhecimento excelente ou muito bom em TDIC.


Resumo Expandido: