Anais

Título: ESTUDO SOBRE A META 15 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024)

Proponente(s): Wagner, F.

Aluno(s): Costa, J. P.
Corrêa, P. P.
Avila, M. F. R.
Jeronimo, J. F.
Bortolin, A.
Costa, J. P.

Área: Educação e Licenciaturas

Resumo:

A pesquisa aborda as políticas educacionais, com foco na formação inicial dos Professores da Educação Básica. O objetivo foi levantar os estudos dos últimos dez anos (2014-2024) sobre a meta 15 do PNE (Plano Nacional de Educação), para analisar os desafios da efetivação da meta. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica, do tipo sistemática nas bases de dados Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e BDTD (Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações), que resultou em 8 pesquisas analisadas qualitativamente. Os resultados indicam a necessidade de superar o modelo tecnicista na formação inicial e destacam a ausência de uma política nacional estruturada desvaloriza a profissão e compromete o desenvolvimento profissional dos docentes, apesar de encontrado alguns programas de incentivo governamental, eles se distanciam de uma formação de qualidade. Conclui-se que o PNE é crucial para a construção de uma educação democrática, para tal sugere-se mais pesquisas sobre formação inicial docente.

Resumo Expandido: