Título: PROJETO “SAÚDE METROPOLITA” - UMA ANÁLISE DO PERFIL DE MORTALIDADE EM CUBATÃO NO PERÍODO DE 1996 A 2023
Proponente(s): Araújo, E. S. A.
Aluno(s):
Osti, R. F. I.
Ferreira, R. S.
Silva, M. A.
Silva, B. K.
Barbosa, D. M.
Amaral, F. B. H.
Ortega, H. A.
Abrantes, I. C. T.
Bahia, J. G.
Ramos, L. V. V.
Santos, L. V.
Kohatsu, M. C.
Trindade, M. J. R.
Miyasato, M. L. M. B.
Pontes, M. B. F.
Cunha, M. S.
Santos, T. G.
Oliveira, W. X.
Couto, B. S. M. D.
Furtado, D. F.
Martins, J. P.
Pontes, B. R.
Oliveira, B. S.
Martins, M.
Área: Ciências Biológicas e da Saúde
Resumo:
RESUMO
O fenômeno do envelhecimento populacional é observado em todo o mundo, nas últimas seis décadas, por exemplo, a expectativa de vida global aumentou em 25 anos, comparando os períodos de 1950-1955 e 2015-2020. Inicialmente, a transição epidemiológica previa que, com o aumento da expectativa de vida, o padrão de doenças passaria de predomínio de doenças infecciosas para um cenário marcado por doenças crônicas não transmissíveis.
Nesse contexto, o perfil de mortalidade se destaca como uma das formas relevantes para a construção de bases de informações em saúde. Apesar dos resultados de Cubatão acompanharem a tendência de outros estudos realizados no nosso país, vale ressaltar as vulnerabilidades sociais presentes no município, que apresenta uma alta incidência de óbitos por agressões, podendo ser um reflexo dessa realidade.
Por fim, foi possível a partir de uma base de dados de domínio público conhecer e analisar a realidade no município de Cubatão, destaca-se também a relevância das causas externas no município principalmente em homens e faixas etárias mais jovens.