Título: PARASITOLOGIA DIVERTIDA: USO DE JOGO EDUCATIVO COMO APOIO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Proponente(s): Oliveira, J. R.
Aluno(s):
Mansano, G. A.
Costa, I. C. P.
Rosa, T. N.
Área: Ciências Biológicas e da Saúde
Resumo:
O presente estudo avaliou o uso de um jogo educativo sobre parasitoses para melhorar o aprendizado de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de São José dos Campos (SP). A metodologia incluiu a aplicação de questionários, sendo um antes (Avaliação Inicial) e outro depois (Avaliação Final) de uma atividade interativa, em que os alunos responderam a perguntas sobre parasitologia em equipes. Os resultados mostraram que na Avaliação Inicial a média de acertos foi 6,2 pontos e na Avaliação Final foi 9,3 pontos, indicando um aumento significativo de 30,5% (p < 0,0001). A maioria dos alunos (80%) apresentou melhoria no desempenho. Com isso, foi constatado que um jogo educativo foi eficaz no processo de ensino-aprendizagem, promovendo uma melhoria significativa no entendimento dos alunos sobre parasitoses, higiene e prevenção.