Anais

Título: APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENVELHECIMENTO

Proponente(s): Montiel, J. M.

Aluno(s): Assis, A. L. P.
Almeida, B. G. V.
Carvalho, C. A.
Inacio, J. L.
Mattos, C. R.
Costa, J. F.
Ferreira, T. S.
Ogassavara, D.

Área: Ciências Biológicas e da Saúde

Resumo:

A aprendizagem acompanha o percurso da vida humana, do nascimento até a  morte. Com o envelhecimento populacional, há uma contínua demanda por  saberes intrínsecos à qualidade de vida na velhice. Assim, destaca-se a  importância de investigar a aprendizagem e seus contextos nesta fase da vida.  Este estudo objetivou discutir o processo de aprendizagem no contexto do  envelhecimento humano. Para tal, foi realizada uma revisão narrativa da literatura,  com o levantamento de materiais científicos nas plataformas de busca Google  Acadêmico, Scielo e ERIC. Assim foi possível identificar o panorama da  aprendizagem ao longo do desenvolvimento humano e suas implicações  especificamente na velhice. A velhice apresenta vulnerabilidades cognitivas e a  aprendizagem mostrou-se um fator protetivo na mitigação de tais implicações. Os  contextos geradores de aprendizagem na velhice são potencializados por  conjunturas de socialização e nos letramentos funcionais. Pode-se concluir que,  nesta fase há os contextos informais são predominantes como geradores da  aprendizagem.

Resumo Expandido: