Título: APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENVELHECIMENTO
Proponente(s): Montiel, J. M.
Aluno(s):
Assis, A. L. P.
Almeida, B. G. V.
Carvalho, C. A.
Inacio, J. L.
Mattos, C. R.
Costa, J. F.
Ferreira, T. S.
Ogassavara, D.
Área: Ciências Biológicas e da Saúde
Resumo:
A aprendizagem acompanha o percurso da vida humana, do nascimento até a morte. Com o envelhecimento populacional, há uma contínua demanda por saberes intrínsecos à qualidade de vida na velhice. Assim, destaca-se a importância de investigar a aprendizagem e seus contextos nesta fase da vida. Este estudo objetivou discutir o processo de aprendizagem no contexto do envelhecimento humano. Para tal, foi realizada uma revisão narrativa da literatura, com o levantamento de materiais científicos nas plataformas de busca Google Acadêmico, Scielo e ERIC. Assim foi possível identificar o panorama da aprendizagem ao longo do desenvolvimento humano e suas implicações especificamente na velhice. A velhice apresenta vulnerabilidades cognitivas e a aprendizagem mostrou-se um fator protetivo na mitigação de tais implicações. Os contextos geradores de aprendizagem na velhice são potencializados por conjunturas de socialização e nos letramentos funcionais. Pode-se concluir que, nesta fase há os contextos informais são predominantes como geradores da aprendizagem.