Título: ENSINO E FORMAÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES OFERTADAS NA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO CADASTRADAS NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO-MEC
Proponente(s): Rodrigues, D. M. O.
Aluno(s):
Schroeder, I. O.
Carriço, H. R. M. O.
Área: Medicina
Resumo:
Neste estudo objetivou avaliar o Ensino e Formação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Ofertadas na Graduação e Pós-Graduação Cadastradas no Ministério da Educação. A metodologia é um estudo de revisão integrativa de caráter teórico, descritivo e analítico. Desenvolvida a partir de pesquisa no site do MEC, assim como, referencial teórico em artigos pertinentes à temática. Observou-se que o quantitativo de Práticas Integrativas Complementares em Saúde nas instituições é ofertado com maior demanda nas instituições particulares e na modalidade de pós-graduação. Constatou-se que a introdução dessas práticas nas instituições de ensino superior é escassa e existe má distribuição nas disciplinas, além da desvalorização dessa temática. Concluindo, então, que é necessário modificar o cenário atual. Uma das soluções é reestruturando o ensino, juntamente, com apoio dos Ministério da Saúde, Educação e a comunidade acadêmica. Pois, assim, os novos profissionais serão graduados com saberes diversificados e uma racionalidade de saúde integrativa.