Título: PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS OFERTADOS EM CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS NO BRASIL
Proponente(s): Escobar, E. C.
Aluno(s):
Santos, V. P.
Xavier, D. P.
Farias, G. A.
Oliveira, G. S.
Mora, L. S.
Souza, J. M.
Santos, P. C. R.
Luz, R.
Área: Ciências Biológicas e da Saúde
Resumo:
Uma das maneiras de melhorar a qualidade e a efetividade do serviço odontológico é por meio da avaliação dos serviços prestados e apontamento das falhas, visando a melhoria contínua. As expectativas dos clientes podem ou não serem atendidas durante as experiências vivenciadas desde o acesso, percepção da organização, interação com a infraestrutura e percepção de valor do atendimento ofertado pelo cirurgião-dentista. Para assegurar um melhor entendimento das reais expectativas do cliente e sua percepção dos serviços ofertados, foi realizada uma pesquisade opinião pública, através da aplicação de um questionário, tendo como ferramenta o Google Forms. A pesquisa não coletou dados que pudessem identificar os respondentes. O questionário foi disponibilizado através das mídias sociais e possibilitou a coleta de dados das regiões sul, sudeste e nordeste do Brasil. Através da análise da amostra foi possível concluir que os clientes independentemente da região de residência buscam atendimento especializado ofertado por um profissional com conhecimento técnico-científico, clareza na comunicação e atenção durante e após o atendimento odontológico. O principal serviço buscado é a prevenção, visando a manutenção da saúde bucal. A escolha do profissional é norteada por indicação e os sites de busca e redes sociais apresentam um papel irrelevante na escolha. Quanto à infraestrutura os clientes esperam um ambiente limpo, organizado e confortável com disponibilidade de água e sinal de internet. A avaliação contínua da percepção da qualidade do serviço ofertado pode proporcionar insumos para adequações no serviço, visando atender às expectativas dos clientes.