Título: PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO EM PARASITOLOGIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Proponente(s): Oliveira, J. R.
Aluno(s):
Faria, R.
Noleto, B. S. A.
Campos, J. P. M.
Silva, L. D.
Área: Ciências Biológicas e da Saúde
Resumo:
Este estudo propôs uma metodologia de ensino ativa para prevenir parasitoses intestinais aplicada a estudantes do Ensino Fundamental entre 10 e 12 anos, abordando fatores de risco como a falta de higiene e a vulnerabilidade das crianças. A estratégia foi baseada em atividades dinâmicas e tecnológicas para promover a conscientização sobre parasitas, suas formas de transmissão e prevenção, com foco na importância de hábitos de higiene adequados. Para a aplicação da metodologia, serão necessários quatro encontros, em que os estudantes participam de dinâmicas, oficinas e testes para checar seu nível de aprendizado. O intuito dessa metodologia foi ampliar o conhecimento dos estudantes e conscientizá-los sobre comportamentos de risco. A metodologia, baseada em educação ativa e metodologias inovadoras, pode ser aplicada em diversas comunidades, oferecendo uma abordagem eficaz para combater doenças parasitárias e promover o bem-estar coletivo.