Título: APLICAÇÃO DE JOGO EDUCACIONAL PARA O APRENDIZADO DE FISIOLOGIA HUMANA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE MEDICINA
Proponente(s): Cardozo, L. T.
Aluno(s):
Bortolote, H.
Lucciola, I. N.
Fernandes, V. P.
Geronymo, M. D. D.
Ferreira, R. B.
Área: Medicina
Resumo:
O ensino médico enfrenta o desafio de inovar práticas pedagógicas, e os jogos educacionais são, neste contexto, uma ferramenta ativa e engajadora. Este estudo avaliou a percepção de 47 alunos de Medicina sobre jogos educacionais aplicados em aulas de NCS-TBL, abordando temas de fisiologia e imunologia. Nove jogos interativos foram utilizados, e um questionário em escala tipo Likert mediu seu impacto no aprendizado, engajamento e interesse, com os dados analisados para identificar tendências de respostas.
A análise das respostas demonstrou que a maioria dos alunos consideraram que os jogos reforçaram o aprendizado, facilitaram a aquisição de novos conceitos e tornaram o processo mais lúdico, além disso, relataram aumento no interesse pelo conteúdo. A gamificação, integrada ao currículo baseado em metodologias ativas, contribuiu para maior engajamento, autonomia e desenvolvimento de habilidades críticas, destacando seu potencial no ensino médico.