Título: PROGRAMA DE MONITORIA NO CURSO DE MEDICINA: PERCEPÇÃO DOS MONITORES EM SUA ATUAÇÃO E NA APLICAÇÃO DE JOGOS EDUCACIONAIS
Proponente(s): Butafava, E. P. A.
Aluno(s):
Brito, B. M.
Dalalio, L.
Sanches, M. D.
Área: Medicina
Resumo:
Introdução: O fenômeno da globalização transformou as estratégias de aprendizagem. O aprendizado ativo é eficaz, sendo o jogo educacional uma opção de ferramenta e a transmissão de conhecimento uma boa experiência de ensino aprendizagem.
Objetivos: avaliar a percepção do estudante monitor em relação à utilidade dos jogos educacionais e da monitoria para o aprendizado e analisar a perpetuação do saber do estudante monitor na aplicação dos jogos educacionais. Método: estudo observacional, analítico e transversal, do tipo quantitativo. Resultados: Participaram 37 monitores entre o segundo semestre e internato, na maioria do sexo feminino, que se prepararam através de fontes literárias, sendo a maioria com experiência prévia na monitoria e também apresentaram as dificuldades e desafios.
Conclusão: A experiência da monitoria e aplicação de jogos educacionais geram impactos positivos na formação e aprendizado ao estudante de medicina. Portanto, é essencial estudar novas ferramentas pedagógicas e estimular os estudantes na prática da monitoria.