Anais

Título: JOGO EDUCACIONAL E ARTES NO APRENDIZADO DE EMBRIOLOGIA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA

Proponente(s): Palanch, A. C.

Aluno(s): Murari, J. O.
Júnior, J. L. P. C.
Oliveira, A. C.

Área: Medicina

Resumo:

As metodologias ativas de ensino visam colocar o estudante no centro do processo ensino aprendizagem, sendo necessária a criação de variadas estratégias pedagógicas que promovam a aprendizagem significativa, desenvolvendo o senso crítico, autonomia e competências para a aplicação do conhecimento no âmbito profissional. Dentre essas estratégias destaca-se a gamificação, que tem sido utilizada com sucesso no aprendizado de temas específicos nos cursos da área da saúde. Neste contexto, o objetivo deste projeto foi validar um jogo educacional de Embriologia e avaliar a percepção de estudantes universitários de um curso de medicina em relação ao uso deste jogo. A análise da percepção dos alunos em relação ao uso das atividades educativas foi muito positiva, uma vez que, quase 90% dos alunos indicaram que a atividade contribuiu para o seu aprendizado, sendo divertida permitindo a identificação e a resolução de suas dificuldades durante a atividade. Assim, conclui-se que novas abordagens pedagógicas dinamizam o processo educativo tornando-o mais significativo e satisfatório, o que pode contribuir para um aprendizado mais eficaz para a formação médica.

Resumo Expandido: