Título: Atitudes de professores universitários frente a morte, perdas e luto.
Proponente(s): Salles, R. J.
Aluno(s):
Domingues, D. C. S.
Marcial, L. S. D.
Domingues, R. S.
Espindola, K. F. S.
Área: Ciências Exatas e da Terra
Resumo: Compreendendo que as discussões sobre a morte, frequentemente, são percebidas como um tópico que gera estranhamentos e desconfortos, influenciando, por sua vez, crenças, valores e tradições culturais em diversas sociedades, este estudo buscou avaliar como educadores de nível superior recebem essa temática. Realizou-se uma pesquisa de campo de natureza descritiva e transversal com abordagem quantitativa, envolvendo 37 professores universitários de diversas áreas, incluindo Ciências Biológicas, Saúde, Humanas, Sociais Aplicadas, Exatas e Engenharias. A coleta de dados incluiu questionários sociodemografico e questionários sobre educação para a morte. Os resultados destacam a necessidade de incorporar a morte e o luto na formação de educadores para garantir estratégias de apoio quando questões relacionadas a esses temas surgirem. Portanto, é fundamental promover uma educação para a morte que estimule o debate e a discussão sobre essa temática relevante para a sociedade, dada a lacuna existente nesse campo.