Título: Comunicação Esportiva, Mídia e Futebol
Proponente(s): Tsutsui, A. L. N.
Aluno(s):
Muniz, L. Y. S. B.
Tavares, I. B.
Malagola, I. M.
Rozalem, J. P. N.
Higa, G. M. O. L.
Gomes, T. O.
Área: Ciências Exatas e da Terra
Resumo: A cobertura jornalística do futebol de mulheres no Brasil passou por uma significativa transformação nas últimas décadas, refletindo a ascensão do esporte feminino no país. A presença da seleção brasileira de futebol feminino em competições internacionais, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, tem contribuído para aumentar o interesse pelo esporte. A maior visibilidade midiática, entretanto, não significa necessariamente maior apoio e valorização da modalidade junto à opinião pública. A análise quantitativa e qualitativa das redes sociais do ge (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e TikTok), maior portal de notícias sobre futebol no país, verificou a predominância de comentários machistas, misóginos e de depreciação, o que indica que há ainda um longo caminho a percorrer no que tange à igualdade de gênero no cenário do futebol brasileiro.