Anais

Título: NOVAS ECONOMIAS E PROCESSOS COMUNICATIVOS: PERSPECTIVAS ENTRE O NOVO E O TRADICIONAL

Proponente(s): Nascimento, D. V. C.

Aluno(s): Bianca Assumpção Costa

Área: Ciências Sociais Aplicadas

Programa: PROCIENCIA

Resumo: As novas economias representam um conjunto de transformações e, na comunicação, elas estabelecem uma relação de aproximação com o público no processo comunicativo, buscando uma relação mais humanizada, com um contato mais direto. Impulsionadas pelo desenvolvimento da tecnologia digital, as novas economias estão revolucionando a forma como as pessoas se comunicam e interagem. Com base nessas reflexões, o estudo buscou entender: como as Novas Economias podem refletir mudanças na comunicação nas empresas mais tradicionais, a partir da comparação entre comunicação tradicional e comunicação nas Novas Economias? Com base em pesquisa qualitativa, utilizando entrevista em profundidade com empresas das novas economias e das economias tradicionais, o estudo revelou que mudanças nos processos comunicativos são evidentes, fazendo com que as organizações se adaptem às perspectivas das novas economias em seus processos comunicativos.

Resumo Expandido: