Título: As inter-relações criança-natureza: compreendendo conhecimentos, afetividade e o cuidado ambiental
Proponente(s): Barros, H. C. L.
Aluno(s):
Oliveira, E. L.
Pereira, T. S.
Área: Ciências Exatas e da Terra
Resumo: Este artigo discute a relação entre crianças e o meio ambiente, destacando o impacto do ambiente natural e construído no desenvolvimento infantil. Esta pesquisa conduzida em uma escola municipal, com participação de crianças do terceiro ano do ensino fundamental, buscou compreender as inter-relações de crianças com a natureza, analisando como percebem, sentem e agem diante de temáticas ambientais e do cuidado com o meio ambiente. A metodologia aplicada foi qualitativa, exploratória e descritiva, utilizando técnicas como círculos de conectividade e análise de ilustrações para capturar percepções e sentimentos das crianças em relação à natureza. Os resultados indicam que a proximidade e interação com a natureza desde a infância são fundamentais para o desenvolvimento e conscientização ambiental das crianças.