Título: Memória Afetiva e Neurociência do Consumo: estratégia, metodologia e gatilho mental para as vendas
Proponente(s): Júnior, M. A. B.
Aluno(s):
Marques, L. G.
Eiroff, M. H.
Silva, L. M.
Lima, J. P. S.
Lessa, L. A.
Área: Ciências Exatas e da Terra
Resumo: No momento atual, em que o marketing das empresas precisa entregar valor para o mercado de forma cada vez mais rápida, os gatilhos mentais despontam como estratégia para captar e fidelizar consumidores. Concomitante a isso, consideramos que a memória afetiva desempenha um papel importante no processo de compra, uma vez que, quando uma marca está na memória do consumidor, a compra ocorre sem muitos obstáculos. Diante disso, apresentamos, como objetivo, analisar de que forma a evocação e formação de memórias afetivas no momento da compra podem funcionar como gatilhos mentais. Como metodologia, selecionamos quatro empresas para realizar o estudo, que se dá por meio da elaboração e aplicação de estratégias de comunicação que acionem memórias afetivas do público, para posterior avaliação dos resultados. Destacamos que a pesquisa está em andamento; apesar disso, os resultados obtidos até o momento apontam caminhos para a aplicação de uma memória afetiva como gatilho mental.