Anais

Título: Educação Permanente em Saúde: Interprofissionalidade e Prática Colaborativa na Atenção Básica.

Proponente(s): Dias, D. S.

Aluno(s): Gonçalves, I. Y. L.
Fernandes, F. N. S.
Xavier, D. P.
Ferreira, G. R. S.

Área: Ciências Exatas e da Terra

Resumo: O presente estudo tem por objetivo descrever uma experiência de Educação Permanente Saúde (EPS) em interprofissionalidade e prática colaborativa desenvolvida em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), fundamentada na metodologia da problematização. As práticas educativas tiveram como público-alvo os profissionais de saúde da referida UBS, constituindo-se de: roda de conversa, oficina de Aprendizagem Baseada em Equipe e oficina de sensibilização. Após realização, foi perceptível o despertamento para necessidade de aprimoramento da Educação Interprofissional entre os profissionais, sensibilização acerca das oportunidades de atuação, além de adoção de práticas colaborativas como: Programa Saúde na Escola, planejamento coletivo e agenda compartilhada. A metodologia da problematização aplicada na EPS possibilitou troca de saberes, compartilhamento de experiências, identificação de pontos-chave e desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo pelos participantes. Desse modo, espera-se a ampliação de benefícios no contexto da atenção básica, como: aperfeiçoamento do trabalho em equipe e melhoria da atenção integral à saúde dos usuários.

Resumo Expandido: