Anais

Título: Inovação em serviços de hospitalidade – foco em alimentos e bebidas

Proponente(s): ALVES, C. A.

Aluno(s): Renata Boaventura da Silva
Auhana Nardini Margutti
WERNEY OLIVEIRA SILVA
Giovanna Cristina Lacerda da Silva
Carlos Henrique Mucciolo da Costa
Everton Shizido
Karina Beatriz Teles da Silva
Dafny Lopes de Almeida
SOFIA ARAUJO ERASMO SILVA
Jéssica Luz de Aquino Schwandner
João Gabriel Schmitz Lançanova

Área: Ciências Sociais Aplicadas

Programa: PROCIENCIA

Resumo: A pandemia COVID-19 teve um impacto negativo nos diversos setores da economia brasileira, especialmente na hospitalidade, que engloba hospedagem, entretenimento e alimentação. Os estabelecimentos de alimentos e bebidas em São Paulo foram severamente afetados, prejudicando emprego e renda. Após a pandemia, esses estabelecimentos sobreviventes enfrentam desafios para se manterem competitivos em um mercado impulsionado por novos modelos de serviços de alimentação. No setor de serviços, a inovação é crucial para satisfazer os consumidores e obter sucesso, mas deve ser compreendida como um processo complexo. Estudos indicam que inovações podem transformar mercados, sistemas econômicos e sociedade na área da hospitalidade, afetando os padrões de busca e decisão dos consumidores. Novas tecnologias e padrões de consumo estão surgindo pós-COVID, impactando também os estabelecimentos de alimentos e bebidas, embora haja pouco destaque na literatura brasileira sobre o assunto.

Resumo Expandido: