Anais

Título: Inovação em serviços de hospitalidade – foco em alimentos e bebidas

Proponente(s): Alves, C. A.

Aluno(s): Silva, R. B.
Margutti, A. N.
Silva, W. O.
Silva, G. C. L.
Costa, C. H. M.
Shizido, E.
Silva, K. B. T.
Almeida, D. L.
Silva, S. A. E.
Schwandner, J. L. A.
Lançanova, J. G. S.

Área: Ciências Exatas e da Terra

Resumo: A pandemia COVID-19 teve um impacto negativo nos diversos setores da economia brasileira, especialmente na hospitalidade, que engloba hospedagem, entretenimento e alimentação. Os estabelecimentos de alimentos e bebidas em São Paulo foram severamente afetados, prejudicando emprego e renda. Após a pandemia, esses estabelecimentos sobreviventes enfrentam desafios para se manterem competitivos em um mercado impulsionado por novos modelos de serviços de alimentação. No setor de serviços, a inovação é crucial para satisfazer os consumidores e obter sucesso, mas deve ser compreendida como um processo complexo. Estudos indicam que inovações podem transformar mercados, sistemas econômicos e sociedade na área da hospitalidade, afetando os padrões de busca e decisão dos consumidores. Novas tecnologias e padrões de consumo estão surgindo pós-COVID, impactando também os estabelecimentos de alimentos e bebidas, embora haja pouco destaque na literatura brasileira sobre o assunto.

Resumo Expandido: