Anais

Título: A importância da leitura não acadêmica no lazer para estudantes de medicina de uma universidade do sul do Brasil e a relação com a empatia

Proponente(s): SANTOS, E. M.

Aluno(s): Karoline Machado Vieira
Verônica Canarim de Menezes

Área: Ciências da Saúde

Programa: PROCIENCIA

Resumo: A leitura não acadêmica parece ter um papel na formação de estudantes da saúde, ao reduzir o estresse ao mesmo tempo em que estimula a empatia e a criatividade. Assim, objetivou-se conhecer o valor que os acadêmicos de medicina atribuem à leitura de lazer e a relação com a empatia, através de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa, que foi realizado com 84 estudantes por meio de formulário eletrônico. Os resultados demonstraram a maioria dos estudantes sentiu que a leitura de lazer contribuiu no seu desenvolvimento como profissionais da saúde (58,3%) e no desenvolvimento da empatia (64,3%), e quem respondeu “sim” nessas perguntas obteve maior média na escala de empatia (p= 0,010 e p= 0,016, respectivamente). Nesse contexto, a implementação de programas de literatura nas universidades pode ser benéfica para a formação médica e uma ferramenta para preservar a empatia dos estudantes ao longo do curso.

Resumo Expandido: