Anais

Título: O ensino de literatura no contexto do estágio curricular no curso de Letras durante o período de aulas remotas: impasses e perspectivas

Proponente(s): Domingues, C.

Aluno(s): AMANDA ROSSO SCOTTI

Área: Ciências Humanas

Programa: PROCIENCIA

Resumo: O estudo ora apresentado, cujo tema é o ensino de literatura na Educação Básica durante o período de aulas remotas, teve como objetivo de analisar as metodologias de ensino e leitura da literatura no contexto do estágio do curso de Letras. Para tanto, foram analisados 10 relatórios de Estágio Obrigatório do Curso de Letras da UFSC, no quais encontram-se registradas as aulas de Língua Portuguesa realizadas de forma remota no período de 2020-2021. O resultado evidenciou que alguns professores/estagiários precisaram substituir a leitura integral de livros por textos literários mais curtos, ou até mesmo excertos de obras literárias. Observou-se, também, a necessária adaptação dos professores/estagiários aos recursos tecnológicos, uma vez que a migração para essa modalidade de ensino aconteceu de forma abrupta, o que revelou, ainda, a triste realidade social de alguns alunos, muitos sem acesso à tecnologia e, por consequência, às atividades escolares.

Resumo Expandido: