Título: Brincando e aprendendo: práticas pedagógicas em uma comunidade periférica
Proponente(s): Rubin, B.
Aluno(s):
Camargo, A. L.
Rita, L. C. L.
Área: Ciências Exatas e da Terra
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a reflexão sobre a importância do uso de brincadeiras e jogos como método pedagógico, ligado à tendência progressista libertadora, através do relato de experiência de duas graduandas do curso de Pedagogia na cidade de Porto Alegre, em um projeto social-educacional. A pesquisa foi desenvolvida com o propósito de promover a socialização dos alunos, permitindo que eles desenvolvam suas próprias ideias por meio de jogos e brincadeiras que abrangem diversas áreas do conhecimento. Para alcançar esses objetivos, seguimos as seguintes etapas: conhecer os alunos, compreendendo seus ambientes de convívio e relações sociais e entender seus hábitos cotidianos, padrões de comunicação e desenvolvimento imagético. A observação dos resultados desta pesquisa concluiu que as crianças podem ser eficientemente alfabetizadas, tornarem-se letradas e desenvolverem a imaginação e a expressão por meio da participação em jogos e brincadeiras durante as aulas.