![](https://simposiodepesquisa.animaeducacao.com.br/doc_edi/banner_64edf0e73d976.png)
![](https://simposiodepesquisa.animaeducacao.com.br/doc_edi/banner_64edf0e73d976.png)
Título: RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO HÍBRIDO: UM ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Proponente(s): WAGNER, F.
Aluno(s):
Priscila Pereira Corrêa
Julia Fernandes Jeronimo
Rafael Furtado Ferreira
Maria Fernanda da Rosa de Avila
Área: Ciências Humanas
Programa: ART170
Resumo: O presente estudo está inserido no projeto sobre "Competências Pedagógicas do Professor no Ensino Superior", com foco na competência de saber utilizar recursos tecnológicos para o ensino híbrido. O objetivo é analisar como os professores da educação superior empregam os recursos tecnológicos no ensino digital. É um estudo de caso dentro da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), uma pesquisa de caráter interpretativo com abordagem qualitativa. Foram analisados &8203;&8203;documentos institucionais e aplicado um questionário a cinco professores. Usou-se a análise de conteúdo de Bardin (2020) para construir a análise sobre as seguintes categorias: perfil do professor; conceito de ensino híbrido; recursos tecnológicos; e impacto na aprendizagem dos estudantes. Os resultados mostram que os recursos tecnológicos são importantes para desenvolver o ensino híbrido, estimulam a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem, valorizam a independência intelectual e a busca ativa pelo conhecimento.