

Título: Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Segmentos de uma Instituição de Ensino
Proponente(s): Franzmann, U. T.
Aluno(s):
Saneski, A.
Paula, J. S.
Área: Ciências Exatas e da Terra
Resumo: Para avaliar o impacto da pandemia na saúde mental dos segmentos de um Instituição de Ensino Superior foram construídos três formulários de pesquisa, sendo divididos em três grupos sendo eles: estudantes, professores e servidores técnicos administrativos em educação. Para a construção utilizou-se dados de caracterização sociodemográfica, seguido de um grupo de questões relativas à pandemia da COVID-19. Ainda, utilizou-se as escalas SRQ-20 (Presença de transtorno psiquiátrico menor) PHQ-9 (Triagem e acompanhamento da depressão), ASSIST (Mensuração do uso de álcool e tabaco) e IDATE (Níveis de ansiedade traço e estado). Por fim, para cada segmento utilizou-se uma escala específica de satisfação: EBED (Escala de Bem-Estar Docente) versão completa; ESEA (Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica); EST (Escala de Satisfação no Trabalho) versão completa. Com a participação no processo de construção de instrumentos de pesquisa, os estudantes aprofundaram seu conhecimento no desenvolvimento de investigações científicas, qualificando seu processo de ensino-aprendizagem.